Perda auditiva ocupacional causada por agentes químicos

A perda auditiva no ambiente de trabalho nem sempre ocorre somente pela exposição à índices elevados de ruído. Estudos sugerem que a exposição à solventes e produtos químicos tem efeitos tóxicos para o sistema auditivo de trabalhadores. Tais agentes podem ser encontrados em indústrias químicas, farmacêuticas, pesadas, de base, gráficas, entre outras, podendo causar danos graves para a audição e para o Sistema Nervoso central.

Trabalhador de uma indústria de produtos químicos

Solventes orgânicos (à base de carbono), como o tolueno, por exemplo, são encontrados nas indústrias de borracha, farmacêuticas, químicas e nas gráficas. Sua intoxicação ocorre por inalação ou pelo contato com a pele. A exposição ocupacional a esse tipo de solvente pode causar dano permanente nas células ciliadas externas da cóclea (órgão da audição). Em geral, causam perda auditiva neuro-sensorial progressiva ou súbita bilateral.

Estudos mostram que a exposição ao ruído, concomitante à exposição aos agentes químicos, eleva consideravelmente a incidência de perda auditiva no ambiente de trabalho. Exposição essa, que ocorre em indústrias farmacêuticas, químicas, de metais e de base.

Para tanto, faz-se necessário limitar a exposição dos trabalhadores expostos a estes

Trabalhador de uma indústria química realizando audiometria

 produtos químicos e realizar controle audiométrico, uma vez que são comprovados os seus efeitos nocivos sobre a audição. É  fundamental, que os Programas de Prevenção de Perdas Auditivas, levem em consideração tais danos, a fim de previnir a perda auditiva ocupacional a que estes trabalhadores são submetidos.

About these ads

2 respostas para Perda auditiva ocupacional causada por agentes químicos

  1. Tania Regina Storto Moleiro disse:

    Parabéns pelo blog! Muito interessante as informações técnicas abordando a importância do gerenciamento audiólogico em diferentes áreas de trabalho.
    Abraço.
    Tania.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: