Avaliação Audiológica em operadores de telemarketing

Operadores de telemarketing são profissionais que utilizam o sistema de telefonia como meio para representar uma empresa e atrair o seu público alvo.  As centrais de atendimento contratam esses profissionais para realizar o trabalho de vendas e prestação de serviços via telefone.

Atualmente, esse setor está gerando muitos empregos e crescendo a cada ano, devido à conveniência de se ter esse serviço como ferramenta de marketing e vendas.

Operadora de telemarketing usando headset

No entanto, a exigência das tarefas a que os teleoperadores são submetidos, provoca um grande desgaste emocional, cognitivo, vocal e auditivo. Esse profissional faz uso do headset para se comunicar com os clientes. Esse tipo de comunicação exige que se tenha uma boa acuidade auditiva e uma boa qualidade vocal e de fala, para que a realização da tarefa ocorra de forma eficaz, tanto para o teleoperador, quanto para o cliente. Os headsets possuem uma chave para controle de tonalidade. Quando mudada para o tom agudo, provoca distorção, aumentando significativamente a intensidade sonora a partir da frequência de 2KHz em relação à posição dos graves. Estudos demonstram que o uso da chave nas frequências agudas, provoca um grande estresse auditivo, podendo causar alteração temporária do limiar auditivo.

Há estudos que comprovam que os valores médios de exposição a ruído em operadores de telemarketing variam de 66 dB(A) e 90 dB(A), sendo consideradas variações significativamente elevadas em relação ao que estabelece a NBR 10152 (ABNT, 1987), norma brasileira registrada no INMETRO (117.023-6/I2), que determina que seja respeitado, no mínimo, nível de ruído de até 65 dB(A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB para operadores de teleatendimento.

Para tanto, surge a necessidade de se realizar um controle audiométrico e vocal nesses profissionais, para que haja garantia da integridade de suas funções auditivas e de seu aparelho vocal.

É de fundamental importância, a realização do Gerenciamento Audiológico em call centers, incluindo a orientação quanto ao uso correto do seu equipamento de trabalho.

O controle audiomêtrico em operadores de telemarketing, já é obrigatório em diversos estados no Brasil.

2 respostas para Avaliação Audiológica em operadores de telemarketing

  1. Tania Regina Storto Moleiro disse:

    Considero de extrema importância que os serviços de saúde ocupacional das empresas de telemarketing desenvolvam programas de conservação auditiva para os seus trabalhadores, independentemente de exigência legal, com o objetivo de realizar o maior número, possível, de estudos no sentido de analisar, especialmente o quanto a frequencia e duração do uso do headset pode impactar na saúde auditiva destes profissionais, já que esta profissão é relativamnte nova no mercado de trabalho e está crescendo cada vez mais.

    • Realmente Tania, a profissão de operador de telemarketing ainda é recente nos moldes em que se encontra e muitos estudos ainda precisam ser feitos. No entanto, é de extrema importância, antes de mais nada, levar em consideração a eficácia comunicativa destes profissionais, já que a clareza na comunicação e a Saúde auditiva, é que permitem, o sucesso de seu trabalho. Lembrando que os teleoperadores são porta de entrada para muitas empresas que os contratam.
      Obrigada,

      Fernanda Nordi

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