Razões para se implantar o Programa de Conservação Auditiva na empresa

Estamos publicando aqui, alguns motivos para que se faça a implantação do Programa de Conservação Auditiva dentro da empresa.

A legislação trabalhista estabelece a necessidade de programas interrelacionados com o objetivo de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, bem como controlar a ocorrência de riscos ambientais presentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Atualmente a previdência social – INSS, tem no Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP um instrumento que pode orientar o processo de reconhecimento da aposentadoria especial na obtenção de informações relativas à fiscalização do gerenciamento dos riscos e da existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, como forma de subsidiar o reconhecimento técnico do nexo causal em benefícios por incapacidade laborativa podendo inclusive, solicitar informações quanto ao conteúdo do Programa de Conservação Auditiva – PCA desenvolvido pela empresa.

Apenas a realização de audiometrias, não garante que sua empresa esteja respaldada nos aspectos legais e nos processos judiciais de reclamatórias trabalhistas. A legislação do Ministério do Trabalho exige que se organize o Programa de Conservação Auditiva obedecendo às Normas Regulamentadoras e a Legislação Previdenciária estabelece a necessidade de sua implantação quando há risco físico ruído na elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Cabe ressaltar que, empresas que realizam programas de prevenção estão preocupadas com o trabalhador e com o meio ambiente, sendo altamente conceituadas no mercado. Trabalhadores conscientes de sua Saúde Auditiva, levam em consideração a importância do uso do Protetor Auditivo e seguem corretamente, as orientações dadas pelos profissionais envolvidos no programa.

Trabalhador de uma empresa usando protetor auditivo

Lembrando que, uma empresa voltada para os interesses do trabalhador, é uma empresa mais produtiva e com melhores relacionamentos interpessoais.

Estar em dia com os aspectos legais e se preocupar com os seus trabalhadores é de fundamental importância para o desenvolvimento da empresa em todos os aspectos.

Fonte de pesquisa: http://www.so3.com.br/artigos/pca_10razoes.asp

Deixe um comentário