Realização do exame audiométrico em uma fábrica de confecção de roupas

Realizei há pouco tempo, exames audiométricos em uma fábrica de confecção de calças jeans. Pude, desta forma, me deparar com a forte exposição ao ruído a que os funcionários são submetidos.

As máquinas de costura industrial apresentam nível de ruído que varia de 76dB a 85dB. Podemos considerar que este nível é aceitável, pois está dentro do limite de tolerância que é de 85dB. No entanto, devemos considerar que o ruído dessas máquinas é contínuo e os funcionários permanecem muito próximos ao local de sua emissão durante sua jornada de trabalho, visto que a confecção de roupas requer uma proximidade visual, o que consiste em se aproximar da máquina para realizar o trabalho.

A percepção da exposição ao ruído é percebida após o afastamento do campo ruidoso.  Pode ocorrer uma perda de audição temporária, mas com repetidas exposições, essa perda pode tornar-se permanente.

A exposição contínua ao ruído pode provocar outros efeitos além dos auditivos, como: estresse, irritação, alteração no ritmo respiratório, distúrbios do sono, alterações nos sistemas cardiológico, digestivo, neurológico entre outros.

Apresento aqui, valores dos níveis de ruído emitido por alguns tipos de máquinas de uma fábrica de confecção de roupas:

Máquina de corte: 79dB

Máquina de cós: 80,4dB

Máquina de travetar: 84, 9dB

Máquina reta: 79dB

Máquina de agulha: 81,9dB

Nota-se que a máquina de travetar é a que mais se aproxima do nível limite de tolerância ao ruído que é de 85dB, estabelecido pela NR-15.

Quero ressaltar que deve-se considerar aqui, não só o nível de pressão sonora em dB, mas também,  outros fatores nocivos para audição dentro da fábrica, como: outros ruídos ambientais emitidos concomitantemente ao ruído das máquinas, o que eleva ainda mais a exposição; o número de horas  a que os trabalhadores estão expostos ao ambiente ruidoso;  o uso ininterrupto das máquinas durante a jornada de trabalho

Desta forma, tornam-se necessárias medidas de controle e redução do ruído na fonte, além de Programas preventivos como o de Conservação Auditiva, introduzindo o uso dos protetores auditivos, caso haja necessidade.

A aplicação de medidas preventivas em Saúde do Trabalhador na indústria de confecção, onde há uso de máquinas de costura industriais, tem fundamental importância para produtividade, visto que proporciona uma melhor qualidade de vida para esses trabalhadores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: