Perda Auditiva Induzida por Ruído em motoristas e cobradores de ônibus

Sabemos que o aumento da urbanização tem contribuído significativamente, para o aumento dos níveis de ruído nas cidades. A poluição sonora nas grandes cidades ocorre, predominantemente, pelo ruído intenso do tráfego das grandes avenidas. Venho aqui, enfatizar a influência do ruído urbano, associado ao ruído dos motores, no desenvolvimento de perdas auditivas em motoristas e cobradores de ônibus.

São vários os fatores que contribuem para a Perda Auditiva Induzida por ruído em motoristas e cobradores de ônibus: a localização do motor na parte dianteira do veículo, a potência do motor, o ruído intenso das ruas e avenidas,  o tempo de exposição ao ruído, entre outros…

Estudos comprovam que a intensidade do ruído a que estes profissionais estão expostos varia de 85dB a 93dB, excedendo desta forma, o limite de tolerância aceitável pelas normas regulamentadoras.

Para tanto, é fundamental que haja implantação do Programa de Conservação Auditiva nas empresas de ônibus. O controle audiométrico é de extrema importância neste tipo de profissional. Motoristas e cobradores de ônibus não podem fazer uso dos protetores auditivos, já que precisam estar atentos aos avisos sonoros acionados no trânsito, como buzinas a avisos verbais por parte de outros profissionais.

A perda auditiva ocupacional pode causar zumbido, estresse e desatenção por parte destes profiisionais. A acuidade auditiva nos motoristas e cobradores de ônibus é imprescindível para que eles estejam sempre atentos ao trânsito e consigam exercer seu trabalho de uma forma eficiente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: