Realização de exames audiométricos periódicos dentro das empresas: benefícios e recomendações

É  crescente a demanda por parte das empresas, em se contratar medicinas do trabalho para realização de diversos exames complementares a serem realizados na própria empresa e, em especial, a realização de audiometrias.

A procura por esse tipo de atendimento cresce, pois o serviço realizado internamente traz inúmeros benefícios à empresa contratante. Normalmente, os exames são realizados respeitando o turno de cada setor, o que contribui para

Equipe realizando exames complementares dentro da empresa

 que todos os funcionários daquele turno realizem os exames. Não é necessário ter que liberar o funcionário da produção para ir até a Medicina ou laboratório realizar os exames. Muitos são solicitados a realizar os exames no dia de sua folga, fazendo com que eles percam boa parte do dia para isso. Quando vamos até a empresa, organizamos os exames por turno e com isso, todos os funcionários presentes naquele turno realizam os exames. Como não é necessário se preocupar com datas específicas e esporádicas para liberação de cada grupo de funcionários, os exames podem ser realizados em poucos dias, atendendo a todos os turnos. O trabalho realizado desta forma, torna-se mais organizado para a empresa e o custo-benefício parece compensar significativamente.

Realização de audiometria em ambiente acústico favorável

No entanto, para realização das audiometrias, empresas devem seguir algumas exigências por parte das Medicinas ou laboratórios contratados.  É necessário que se tenha o equipamento e o local adequado dentro da empresa, visando um serviço de qualidade e confiabilidade. Segue abaixo algumas recomendações a serem seguidas para que os exames de audiometria possam ser realizados com segurança, garantindo assim,  resultados confiáveis:

– as audiometrias devem ser feitas em ambientes acústicos favoráveis, afastados do ruído dos setores de produção (salas silenciosas);

– as salas devem ter espaço suficiente para a colocação da cabine acústica portátil, caso a empresa não tenha cabine disponível, além de oferecer mesa e tomadas para colocação e instalaçaõ do audiômetro;

– os trabalhadores devem estar em repouso auditivo, devendo realizar o exame, preferencialmente, antes de iniciar a jornada de trabalho, garantindo um resultado audiométrico confiável.

– as empresas devem agendar os exames audiométrico com antecedência, respeitando o vencimento dos exames e às exigências legais

Ao seguir as recomendaçôes, as empresas contribuem para a agilidade e qualidade do serviço prestado em Saúde Auditiva.

Acredito que o investimento das empresas neste tipo de atuação em Saúde do Trabalhador  oferece maior segurança, mais organização e comodidade tanto para a empresa como para os próprios trabalhadores. Além disso, os resultados são entregues com mais agilidade, já que os exames foram realizados de forma organizada e concisa.

Para tanto, fica claro, as vantagens de se contratar o serviço em Saúde do Trabalhador a ser realizado dentro da empresa e seguir as recomendações acima citadas. Isso garante que a empresa esteja sempre atualizada e organizada, evitando assim multas e reclamatórias trabalhistas.

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