Avaliação vocal em operadores de telemarketing

Anteriormente, abordei a importância do exame audiométrico a ser realizado em operadores de telemarketing. Venho agora, enfatizar a necessidade de se realizar avaliação vocal nesses profissionais.

O uso intermitente da voz e a repetição dos textos no exercicio profissional do telemarketing, ao usar o telefone ou head set, pode acarretar alterações vocais  prejudicando desta forma, sua saúde e sua performance no trabalho.

Em campanhas dentro de empresas de telemarketing, é comum ouvirmos de teleoperadores queixas com relação ao aparato vocal, tais como: cansaço ao falar, irritação e dores de garganta, rouquidão e pigarro e tensões na região do pescoço e estresse, principalmente após o turno de trabalho.

O ambiente de trabalho a que estão expostos os teleoperadores, favorece ainda mais o aumento de queixas vocais.

Operadores trabalhando em ambiente com competição sonora

 Normalmente, os teleoperaodres trabalham todos em uma mesma sala, o que promove intensamente a competição sonora, fazendo com que tenham que aumentar a intensidade vocal para se fazerem entender ao telefone. O uso de ar condicionado nas salas promove ressecamento na região da garganta, aumentando as chances de uma patologia vocal.

Para tanto, é extremamente importante que estes profissionais passem por uma triagem  e sigam as orientações quanto à higiene vocal. Em casos de alterações, os teleoperadores devem ser encaminhados para o profissional adequado.

Realização de campanha sobre Saúde vocal em empresa de telemarketing

É de fundamental importância que os profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, tenham consciência de como sua voz é produzida e dos danos que o abuso vocal pode causar. O conhecimento de seu aparato vocal faz com que haja um aumento dos cuidados com a voz e incentiva tais profissionais a realizarem os exercícios de aquecimento vocal estipulados pelo fonoaudiólogo.

O fonoaudiólogo passa orientações como uso da postura e respiração correta, além de técnicas de relaxamento que podem ajudar no dia a dia. Os exercícos de aquecimento vocal ajudam o profissional a iniciar seu turno de trabalho com uma qualidade de voz adequada, evitando assim, os abusos vocais.

Em empresas de telemarketing onde a avaliação vocal é implantada, houve redução de queixas vocais e com isso, reduziu-se também, o número de afastamentos devido à sintomas ligados à voz.

A avaliação vocal dentro das empresas de telemarkeitng deve ser realizada periodicamente, em curto espaço de tempo (pelo menos a cada 6 meses) já que as alterações vocais podem ocorrer repentinamente.

É necessário que se implante um Programa de Conservação vocal enfatizando os seguintes aspectos relacionados:
•Avaliação vocal;
•Preparação do ambiente: Atendimento no local; observação do espaço físico,   adequação do local de trabalho;
•Treinamento: Cuidados com o corpo; cuidados com o uso de fone de ouvido;
• Palestra:
•Conscientização quanto ao mecanismo de produção Vocal;             
•Expressividade da voz;
•Hábitos Vocais inadequados;
•Higiene vocal
•Treinamento da fala;
•Orientações sobre como usar a entonação e a prosódia vocais;
•Dicas de conservação vocal;
Visto que a voz é o instrumento de trabalho destes profissionais, é imprescindível que estes estejam capacitados para realizarem seu trabalho de forma eficaz. Profissionais do telelmarketing que apresentem uma boa articulação na fala e uma qualidade vocal adequada, desempenham seu trabalho de uma forma mais efetiva. Com isso, a empresa se torna mais produtiva e o teleoperador mais satisfeito com seu papel dentro dela.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: