Orientações quanto ao uso do headset em empresas de telemarketing

Já sabemos que empresas de call center tem ocupado um enorme espaço no mercado de trabalho e com isso, cresce o número de profissionais nesta área, com ênfase para contratação de operadores de telemarketing.

Profissional usando headset

Durante  a contratação, estes profissionais passam por um treinamento que inclui orientações quanto à importância da comunicação e da audição para realização de seu trabalho, incluindo orientações quanto ao uso do headset.

No entanto, ao realizar os exames periódicos de audiometria, pude constatar que tais profisionais não estão seguindo as orientações adequadas, principalmente em se tratando do uso do headset.

Este equipamento pode causar danos irreversíveis para a audição se não for usado corretamente.

As principais orientações a serem seguidas estão relacionadas ao aumento do volume do equipamento e à troca de orelha constantemente.

Ao realizar anamnese inicial, constatei que os  operadores de telemarketing não realizam a troca de orelha do headset, que deve

Headset usado em call centers

 ser realizada a cada 1 hora. Muitos dizem que não realizam a troca por costume e maior conforto com determinada orelha ou por terem a sensação de ouvirem melhor de um lado em relação ao outro. O uso excessivo do headset em apenas uma orelha, pode causar fadiga auditiva no lado usado e como consequência, trazer a perda auditiva.

A maioria refere que costuma aumentar o volume do headset para poder ouvir melhor o cliente, visto que normalmente, o ambiente de trabalho mostra-se bastante ruidoso.

Tais descuidos podem prejudicar a audição deste profissional, comprometendo a qualidade de seu trabalho e trazendo alterações auditivas que podem infuenciar sua vida cotidiana. 

É preciso conscientizar os operadores de telemarketing por meio de palestras realizadas por fonoaudiólogos, com relação ao uso correto do headset. É de fundamental importância que estes profissionais sejam supervisionados e que haja um controle rígido quanto às medidas preventivas em relação à Saúde Auditiva.

As palestras de orientação feitas por fonoaudiólogos devem ser feitas periodicamente para manter estes profissionais conscientes no que diz respeito às implicações que o uso inadequado pode causar para audição.

É necessário que as empresas de call center invistam em Programas Preventivos de forma bastante rígida, evitando assim reclamatórias trabalhistas e proporcionando aos seus profissionais uma melhor qualidade de comunicação.

2 respostas para Orientações quanto ao uso do headset em empresas de telemarketing

  1. Andréia disse:

    Gostei da materia , sou uma operadora de telemarketing que não faz o uso correto do head set , pois achu estranho troca-lo de lado , já tentei varias vezes passa-lo para o ouvido direito mais não tem jeito é ruim me imcomoda e eu acabo trocando-o novamente para o lado esquerdo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: