Palestra sobre Saúde Auditiva no Sindicato das Costureiras

No dia 08 de julho  realizamos uma Palestra sobre Saúde Auditiva no Sindicato das Costureiras. Com o auditório lotado pudemos expor questões de fundamental importância acerca da Saúde Auditiva do Trabalhador. O público contou com trabalhadores que exercem funções no ramo da confecção. Entre eles estavam: ajudantes gerais, modelistas, costureiras entre outros.

Ao longo da palestra, abordamos aspectos como: anatomia do aparelho auditivo, noções sobre ruído, conceito e sinais do desenvolvimento da Perda Auditiva Induzida por Ruído, a importância do uso e higiene do equipamento de proteção auditiva (EPA) e a importância da prevenção e detecção da perda auditiva por meio de audiometrias periódicas.

Ao final, pudemos esclarecer dúvidas sobre os temas abordados, além de responder às questões voltadas ao aspecto legislativo, envolvendo os direitos e deveres da empresa e do trabalhador.

A dúvida mais frequente estava relacionada à perda auditiva adquirida durante o período de trabalho na empresa. Como proceder quando isso acontece? Neste caso, esclarecemos que a empresa fica responsável pelas condutas necessárias, como encaminhamento ao ORL e ao médico do trabalho, diagnóstico diferencial para classificá-la como PAIR ou não PAIR, além de medidas de proteção como a troca do EPA e remanejamento de função.

Dúvidas quanto ao uso do EPA também foram abordadas. Esclarecemos que o EPA deve ser usado obrigatoriamente no ambiente ruidoso, cabendo à empresa, tomar medidas como advertência, suspenção e até demissão por justa causa se o trabalhador oferecer resistência quanto ao seu uso constante.

O objetivo da palestra foi trazer conhecimento quanto à importância da prevenção auditiva para qualidade de vida e de trabalho dentro da empresa.

Demais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do blog (em comentários) e pelo e-mail: fonordi@gmail.com

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: